quarta-feira, agosto 25, 2004

ELEIÇÃO - a cada eleição fica mais patente o quanto há de pouca democracia e o quanto há de aproveitadores, ratos, sabidos e de infinidade de pequenos imbecis que se jogam numa das coisas mais ridículas do mundo. não há uma idéia, uma imagem, uma proposta que não chegue viciada: é um carnaval de horrores.
Alberto Lins Caldas

FELICIDADE - uma das infelicidades deste país é não ter nenhum “momento feliz” no “seu passado” para se ter saudade; não há nenhum “lugar paradisíaco” para se refugiar: todos os seus “mitos de fundação” são tão cômicos, tão descabidos, tão inúteis, tão descarados que aqui se tornou o lugar perfeito, depois de ter servido ao “espírito da escravidão”, ao “espírito do capitalismo”.
Alberto Lins Caldas

PALAVRAS - um país de miseráveis e de palavras: palavras demais: mas aqui há algo além de palavras?
Alberto Lins Caldas

NOSSO-HINO - é exaustiva a quantidade de vezes por dia que se ouve o nosso-hino: é uma perseguição auditiva: essa musiquinha de terceira categoria é uma das obsessões dos nacionalistas de carteirinha, dos ingênuos, dos militares, das esquerdas patriotas e de todo aquele para quem esse mundo de fantasia fascista (fantasia que contribui fundamentalmente para garantir a produção, o consumo e a reprodução geral danação) existe como verdade-realidade.
Alberto Lins Caldas

PERIGO - propaganda do exército: “você pode não ver: mas estamos sempre presentes”. essa é mais que uma verdade persistente, de uma obsessão da ordem fascista e invisível: é um componente essencial daquilo que chamam brasil: o espectro persistente de uma ordem invisível “tomando conta”, ao lado, dentro, antes e, acima de tudo, em tudo. não deixa de ser uma pretensão ridícula, mas ridícula não são suas conseqüências. esse fantasma verde-amarelo escondido é uma ameaça constante. todos os aspectos do nacionalismo são uma ameaça à própria democracia que todos eles dizem defender, de toda justiça que todos eles dizem representar.
Alberto Lins Caldas

DEUS - toda desgraça, toda miséria, todo acidente, toda injustiça é usado para elogiar deus, para ressaltar as “forças armadas”, as “forças de segurança” e a “pátria”.
Alberto Lins Caldas

NOSSO-HINO - e o nosso-hino não cessa.
Alberto Lins Caldas

FIESP - emocionante: a oposição da fiesp ganhou a eleição. isso, além de profundamente emocionante, abre o verdadeiro sentido do que é, para os brasileiros, a oposição.
Alberto Lins Caldas

NOSSO-HINO - nosso-hino novamente.
Alberto Lins Caldas

1 Comments:

At 1:44 PM, Anonymous Anônimo said...

O universo

com ou sem Deus
não importa NL

 

Postar um comentário

<< Home